A Secretaria de Fazenda do Estado do Espírito Santo (SEFAZ/ES) informa que, nesta semana, ultrapassou a marca de 100 milhões de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), entre o total de documentos autorizados (79 milhões) e recepcionados (23,7 milhões). As empresas emissoras no Estado passam de 20 mil.

Portal

O auditor fiscal da Receita Estadual Deuber Luis Vescovi de Oliveira lembra que o Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica (www.nfe.fazenda.gov.br) está com uma série de alterações que visam a facilitar o trabalho e o cumprimento das obrigações das empresas emissoras e destinatárias do documento.

Entre outras novidades, o portal tornou possível o download da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informa que essa opção é de grande utilidade no caso de perda do documento – um problema que deixa o contribuinte sujeito a penalidades. O documento pode ser baixado por meio de certificado digital, desde que o CNPJ do certificado seja a origem ou o destino da NF-e.

Outra alteração no Portal da NF-e é que deixou de haver prazo para consulta a uma nota completa. Antes somente era possível consultar o documento completo 180 dias depois de ele ter sido autorizado e, após esse prazo, a NF-e podia ser visualizada apenas de forma resumida.

Edição: Roberto Dias Duarte com informações da SEFAZ/ES