Uma das mais importantes capitais brasileiras, Belo Horizonte (MG) receberá, nos dias 14 e 15 de junho, das 8h30 às 18h30, três das principais referências quando o assunto é o Sistema Público de Escrituração Digital – Roberto Dias Duarte, José Adriano e Jorge Campos –, que colocarão em debate todos os aspectos desta sistemática, no 1º Fórum SPED BlueTax.

O evento será uma oportunidade para contadores, empresários das áreas de TI, logística, administradores de empresas e auditores se atualizarem acerca das novidades e dos subprojetos do SPED, como a Nota Fiscal eletrônica, além de entender melhor de que forma o Fisco poderá usar esta tecnologia no cruzamento de informações para o combate à sonegação fiscal. Ao todo, o evento será dividido em quatro mesas com três apresentações cada, totalizando 12 palestras.

No dia 14, quinta-feira, a Mesa 1 terá as seguintes conferências: SPED Fiscal – O amadurecimento da Escrituração Fiscal Digital (Yvens Lucchesi, auditor e representante de MG nas reuniões do SPED); SPED Mineiro – Controle da Produção e do Estoque – O que você precisa saber (Prof. Emanuel Franco Júnior, coordenador do Projeto SPED/NF-e para o Sistema Usiminas); e Os impactos da manifestação do destinatário e demais eventos da 2ª geração da NF-e no dia a dia das empresas (Tânia Gurgel, sócia da TAF Consultoria e especialista em tributos com ênfase no cruzamento eletrônico de informações fiscais).

A Mesa 2 terá as palestras: EFD-Contribuições – Principais pontos de atenção – Legislação tributária e layout (Fábio Rodrigues, diretor da Systax Sistemas Fiscais e professor da Fipecapi); EFD-Contribuições – Lucro Presumido: Entenda sua posição no ecossistema SPED e descubra como converter riscos em oportunidades (Edson Lima, especialista em auditoria e gerente de produtos e serviços do Grupo Skill); e EFD-Contribuições – uma abordagem moderna de cruzamentos pela RFB considerando o atual cenário do SPED e avanços tecnológicos que serão passíveis de implementação antes do prazo decadencial (Mauro Negruni, diretor de serviços da Decision IT e membro do Grupo de Empresas-Piloto da EFD-Contribuições).

No dia 15, sexta-feira, será a vez da Mesa 3, composta pelas seguintes apresentações: EFD-Social: afinal, por que devo me preocupar? (Jorge Campos, contador e sócio-diretor da Aliz, desde 2006 no projeto-piloto do SPED e moderador da Rede Social SPED Brasil); O SPED e os cruzamentos das obrigações acessórias (Fernando Sampaio, empresário contábil, professor e especialista em gestão, contabilidade e controladoria); e A evolução do Fisco, das empresas e dos profissionais (José Adriano, contador, sócio-diretor da BlueTax e editor do Portal JAP’s SPED).

Para finalizar o evento, a Mesa 4 terá palestras sobre ECD, FCont e e-Lalur: presente e futuro (Márcio Tonelli, consultor e ex-supervisor do SPED Contábil e FCont na Receita Federal e representante da Fenacon no SPED); A qualidade dos arquivos do SPED e a gestão do risco digital (Edgar Madruga, auditor, professor e especialista em SPED); e O Fisco digital como você nunca viu: uma visão empreendedora (Roberto Dias Duarte, professor, escritor, empresário e membro do Conselho Consultivo da Mastermaq Softwares. É autor do “Manual de Sobrevivência no Mundo Pós-SPED”, quarto livro da série “Big Brother Fiscal”).

Serviço
Local: Museu Inimá de Paula
Endereço: Rua da Bahia, 1.201, Centro, Belo Horizonte (MG)
Informações e inscrições: Tel.: (31) 2552-8757 / e-mail: seminarios@bluetax.com.br
Investimento: R$ 1.000,00 (com coffee-break, material de apoio e certificado inclusos)
Realização: BlueTax
Patrocínio: Mastermaq, Mega Sistemas e Max Partner Consulting