Produtos cujas alíquotas subiram em 2012 e que realizaram grandes reajustes de preços podem ter as tarifas reduzidas, segundo afirmou Mantega ao jornal Valor Econômico

São Paulo – O Ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou em entrevista ao jornal Valor Econômico, que os produtos industriais cujas alíquotas de importação subiram em 2012 e depois registraram reajustes de preços exagerados poderão ter as tarifas reduzidas pelo governo.

guidoagain

Guido Mantega: No final de 2012, quando foi anunciado o auemnto das alíquotas, o Ministro já havia alertado que os preços domésticos dos itens seriam monitorados

Segundo o jornal, o Ministro não especificou quais produtos deverão ser atingidos pela queda das tarifas de importação. No ano passado, mais de cem produtos tiveram as tarifas de importação elevadas – as alíquotas foram ampliadas para até 25%. Na época, Mantega já havia alertado que os preços domésticos dos itens seriam monitorados e, se houvesse reajuste, o governo derrubaria as alíquotas que haviam sido elevadas. “Se houver aumento de preços, vai criar inflação. E não queremos isso”, afirmou Mantega, na época.

A assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda informou que como o Ministro está em viagem, não há, no momento, detalhes ou comentários sobre o assunto.

O Ministro está em Nova York, participando de um fórum de infraestrutura sobre o Brasil e as oportunidades de investimento no país. Na terça feira, Mantega afirmou que o Brasil deve bater a meta de inflação em 2013.

Fonte: Exame