A  Secretaria do Estado da Fazenda (Sefa) enviou mensagens eletrônicas a 30 mil contribuintes do Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação (ICMS) indicando omissões na entrega da escrituração fiscal digital (EFD), no período de 2011 a 2013. Na correspondência, a secretaria solicita que a omissão seja regularizada.

“Faremos um monitoramento dos contribuintes para avaliar a necessidade de iniciar ação fiscal para quem não esclarecer as omissões indicadas”, informou o diretor de Fiscalização da Sefa, Célio Cal Monteiro.

Ele alerta, ainda, que as omissões referem-se somente a EFD de ICMS/IPI. Segundo o diretor, os contribuintes devem ficar atentos, pois há outro modelo de recibo de Escrituração fiscal digital, relativo a PIS/Cofins. “O contribuinte pode ter recibo de PIS/Cofins, mas junto à Fazenda Estadual deverá estar regular, especificamente, com relação a ICMS/IPI”.

A secretaria encaminhou, na semana passada, correspondência a 60 mil contribuintes informando que há diferenças de tributos a recolher, relativas ao ICMS da cesta básica e imposto antecipado, referentes ao primeiro trimestre 2013. De acordo com o diretor, estes são procedimentos de rotina, a partir dos cruzamentos de informações pelo sistema informatizado da secretaria.

“Considerando o grande universo de contribuintes omissos na obrigação de entrega dos arquivos referentes à Escrituração Fiscal Digital, mesmo após diversas ações fiscais desencadeadas, entendemos ser necessário o encaminhamento de correspondência indicando aos mesmos a necessidade do cumprimento da legislação tributária estadual, face à possibilidade de aplicação das penalidades previstas”, resume.

Ele informa, ainda, que devido ao grande número de mensagens eletrônicas emitidas, alguns provedores da internet encaminham a mensagem da Secretaria para a caixa de spam. Célio Cal alerta que, por segurança, os emails da secretaria são informativos e não possuem anexo.

O call Center da Secretaria da Fazenda e o Plantão Fiscal das unidades fazendárias estão disponíveis para orientar os contribuintes em relação à legislação da EFD, regida pelo Regulamento do ICMS, decreto  4676/2001, disponível no site da Sefa na internet. Para maiores informações ligar 0800 725 5533.

Sefa-PA

Via:www.jornalcontabil.com.br/v2/Contabilidade-News/2878.html