A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) participou nesta quarta-feira, dia 26, no Hotel Quality, do 59º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat), que tem como objetivo a cooperação fiscal e intercâmbio de melhores práticas entre os fiscos estaduais.

O colegiado é ainda responsável pela coordenação nacional dos projetos de documentos fiscais eletrônicos no Brasil, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Conhecimento de Transporte de Carga Eletrônica (CT-e) e Manifesto de Documentos (MDF-e).

O evento contou com a participação do secretário da Fazenda, Afonso Lobo, que falou sobre a importância do Encat estar focado na política de modernização da administração tributária, além de compartilhar com todos os técnicos, os projetos que estão em desenvolvimento pelo órgão.

“Esta é mais uma oportunidade de tomarmos conhecimento do andamento dos projetos que estão em tramitação no âmbito deste órgão e sua modernização”, disse.

Após a abertura do evento, o economista fiscal e líder técnico principal da divisão de gestão fiscal e municipal do BID, Gustavo Garcia, palestrou sobre as regras fiscais de governo e quadros orçamentais de médio prazo. O presidente da Oracle do Brasil, Humberto Silvano, destacou a arrecadação ativa e o relacionamento com o contribuinte.

O encerramento acontece nesta quinta-feira, dia 27, com as palestras “Nota Fiscal Eletrônica”, com Álvaro da Silva, “Conhecimento de Transporte Eletrônico e Manifesto do Documento Eletrônico”, com Daniel Carvalho, “Alerta de Irregularidades”, com Jadson Bittencourt e “Mineração de Dados”, com Roberval Mariano.

Fonte: Sefaz-AM.