Um aumento de 18% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) irá impactar em breve o valor do leite UHT, devido à nova tributação do produto que, até o fim do ano passado, era isento. Em média, de acordo com informações da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o custo para os supermercados deve aumentar em R$ 0,35, por litro.

A reportagem entrou em contato com supermercados de Venâncio Aires e verificou, também, que a data do aumento e o quanto irá impactar no bolso do consumidor ainda não foram definidos. O proprietário do Supermercado Gollmann, Roni Gollmann, afirmou que as próprias empresas de laticínios seguem com dúvidas sobre esta mudança e seus impactos.

Compra e Venda

De acordo com o comprador do Supermercado Lenz, Roderlei Lenz, embora ainda existam muitas incertezas, a previsão é de que o leite UHT aumente de preço ainda no fim deste mês. Novos valores não foram aplicados, segundo ele, porque existem muitas caixas no estoque que foram comprados com o preço antigo.

Diante disso, o dia em que será repassado o aumento também irá depender da compra e venda do produto. Na opinião de Lenz, a alteração no valor não deverá impactar na quantidade de produtos vendidos pois é um item essencial para a mesa das famílias. A intenção é deixar a bebida com um preço acessível para que não impacte demais no bolso do consumidor.

Fonte: Folha do Mate