A publicação no DOU do dia 02 de maio, trouxe também uma expectativa: qual o perfil do novo chefe da Divisão de Escrituração Digital – DIDIG, na Receita Federal do Brasil? Nos quadros da instituição há nomes de grande gabarito e potencial para assumir o cargo, todavia o “trânsito” nas demais divisões e também a capacidade de diálogo podem ter pesado a favor do nome anunciado.

O paranaense, Ederlei Norberto Majolo, assume o papel de principal gestor do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED com a missão de articular com os estados a simplificação das obrigações acessórias e geração de ambiente mais propício a negócios no país.

Assim como ocorreu com seu antecessor, o também auditor Clóvis Belbute Peres, criar e manter um bom relacionamento com entidades de classe e com a sociedade será vital para o sucesso na sua gestão. O novo discurso dos Fiscos, desde o início da década, é de bom relacionamento e cumprimento espontâneo das obrigações principais e acessórias. Ainda há um nó a ser desatado nesta relação, que não passa pela DIDIG mas diz respeito a simplificação da legislação tributária como um todo, medida que somente no âmbito legislativo poderá ter encaminhamento.

Mesmo diante de tamanha diversidade, o novo gestor parece focar em estabelecer o bom diálogo e confirmou presença no maior evento sobre o tema SPED no país. Ele estará em Porto Alegre, no dia 16 de maio, representando o colega Subsecretário de Fiscalização, auditor-fiscal, Iágaro Jung Martins. O subsecretário, chegou a confirmar sua presença, mas foi convocado a representar o Secretário Rachid no exterior, em missão oficial pela Receita Federal do Brasil, na CIAT (Centro Interamericano de Autoridades Tributárias).

O Conexão SPED 2018 oportunizará aos presentes do Teatro CIEE conhecer pessoalmente o novo gestor do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED, fazer perguntas aos painelistas e conhecer o projeto da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Nacional (NFSe). O evento acontece no dia 16 de maio em Porto Alegre.

Mais informações sobre o Conexão SPED 2018 encontram-se em http://www.decisionit.com.br/conexao-sped-2018/

Conteúdo Decision IT S.A.