A troca de experiências foi a inspiração do talk show “Gestão das Empresas Contábeis”, evento gratuito e voltado para contadores realizado na semana passada no auditório do Sindha – Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre, que promoveu a atividade. O encontro foi comandado pelo contador com MBA em Gestão Empreendedora e diretor da Chamun Assessoria Empresarial S/S, Diogo Chamun, e pelo contador com pós-graduação em Auditoria e Perícia e vice-presidente de finanças Sescon-RS, Flávio Ribeiro Júnior.

O vice-presidente do Sindha, Sandro Zanette, abriu a atividade enaltecendo o trabalho essencial dos profissionais da contabilidade. “Um bom contador faz a diferença nos nossos negócios, na economia, na organização e no bom andamento dos negócios”, lembrou. Zanette também enfatizou as ações do Sindha em benefício dos setores da gastronomia e hotelaria. “Este é um sindicato proativo, com estrutura que oferece serviços completos dentro da cadeia de gestão dos negócios desses setores”, completou o vice-presidente.

A superintendente do Sindha, Rita Fernandes, aproveitou o momento de integração para salientar a parceria junto aos contadores, além do trabalho da entidade que é destaque em gestão, proporcionando proteção aos estabelecimentos e empresários, convênios e equipes capacitadas no atendimento. “Entre os mais de 30 produtos, destacamos vantagens que passam por assessoria jurídica trabalhista, planos de saúde e odontológico, certificação digital, além do programa Talentos em Ação, que gera oportunidades de contratação. São diversos benefícios e muitos deles estendidos aos contadores parceiros porque acreditamos que essa união agrega valor à empresa, à gestão e ao serviço de vocês”, apontou Rita.

No talk show, a dupla apresentou 10 questionamentos pertinentes ao mercado contábil, de fatores que influenciam na definição de valores para o serviço até a necessidade de fazer contabilidade. Sobre a implementação de novas tecnologias, Chamun e Ribeiro Júnior lembraram que o atendimento ainda é o diferencial no contraponto à contabilidade on-line.

O associativismo foi um dos destaques do debate, apontado como um ambiente em que se aprende sobre gestão, além de capacitação direcionada e promoção do relacionamento empresarial. “O Sindha, por exemplo, é um parceiro nosso há 20 anos e defende os interesses da categoria que representa. É importante distinguir as entidades que prestam esse serviço”, apontou Chamun, que realizou sua primeira palestra dentro da entidade. “Sejam mensageiros disso porque é importante conhecer esses sindicatos patronais que precisam do apoio dos empresários”, complementou Ribeiro.

A importância dos feedbacks na gestão de pessoas, as redes sociais como espaço para ações de marketing, a elaboração de um bom contrato de serviço para a geração de receitas, e o planejamento como elemento fundamental para a sucessão de uma empresa também foram tópicos amplamente tratados. “Precisamos agir enquanto empresa, nos aproximarmos dos clientes e das pessoas que trabalham com eles, criar informação e entregar o que os clientes desejam ver”, enfatizou Ribeiro Júnior.

Para a contadora Samantha Machado, o talk show foi uma conversa extremamente esclarecedora para o exercício da profissão, com atualizações e esclarecimentos necessários. “Por conta da nossa rotina, ter essa oportunidade de conversar com quem vive o que vivemos, transmitindo tudo com linguagem fácil, foi muito bom. Se mostrou quase como uma roda de conversa, bastante interativo e necessário”, avaliou.

Fonte: Jornal do Comércio

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.