O ano de 2019 já começou e você ainda está perdido entre o fechamento da folha de pagamento e as obrigações do eSocial? Os prazos parecem estar voando e seu planejamento para o ano ainda não pode ser iniciado?

Não gostaria de assustar ninguém — muito menos você—, mas lembra como foi 2018? Um ano muito conturbado e cheio de mudanças. Aposto que não quer passar por todas as angústias e retrabalhos, não é mesmo?

Mas calma! Há saídas e, ao entendê-las, você começará a traçar seus objetivos propostos para 2019, mesmo que sejam “simples” como conseguir acompanhar o filho nas suas tarefas da escola, caminhar no parque ou simplesmente curtir umas horinhas fazendo nada.

E antes mesmo que você argumente que é praticamente impossível cumprir com as leis trabalhistas, obrigações acessórias como eSocial, DCTFWeb, RAIS, CAGED, admissões, desligamentos, fazer a gestão de pessoas e ainda conseguir tempo para pensar em você, te convido a conhecer 4 ferramentas fundamentais para gestores de RH mudarem no cenário (positivamente) do seu RH em 2019.

Continue acompanhando o artigo produzido pela Metadados — empresa que desenvolve sistema para a gestão de Recursos Humanos — e entenda tudo sobre:

  • Calendário do RH 2019
  • Sistema de RH
  • Checklists
  • Indicadores de RH

Leis Trabalhistas no cenário atual

A cada ano novo, o sentimento de renovação é reafirmado, afinal, somos seres humanos que buscam o aperfeiçoamento e o desenvolvimento das habilidades em prol do bem-estar — pessoal e profissional.

No RH, especificamente, 2018 foi um ano muito turbulento. Iniciamos com a entrada da Reforma Trabalhista, que bagunçou muitos processos que estavam em andamento, trazendo um certo nível de insegurança na realização de processos até então simples de serem executados.

Ainda em janeiro, o eSocial entrou em vigor para as empresas de maior faturamento, causando um alvoroço entre os profissionais de RH, gestores e diretores de empresas.

Ao longo do ano, diversas alterações, principalmente de prazos, grupos e fases do eSocial continuaram impulsionando a onda de insegurança que já atingia empresas do Grupo 2.

É evidente que a lei trabalhista tem sido a grande responsável pelo cenário em que nos encontramos hoje. Muitas vezes, precisamos ultrapassar o horário do expediente para conseguir entregar a folha de pagamento, as obrigações acessórias dentro do prazo, os eventos do eSocial, etc. Se essa também é sua realidade, confira, a seguir, algumas ferramentas que ajudarão a sua gestão!

 

4 ferramentas [fundamentais] do RH

  1. Calendário do RH 2019

Possuir um calendário com todas as obrigações do RH para 2019 é o primeiro passo para um ano mais tranquilo. Por meio da visão macro que propicia, o calendário oferece embasamento para ações estratégicas, além, claro das tarefas diárias e mensais do setor.

As obrigações trazidas pela lei têm prazos que devem ser respeitados. Descumprimento ou erros podem causar penalidades em forma de multas. Além disso, sabemos que com o eSocial, os prazos são ainda mais específicos e o envio dos eventos sem consistência também acarreta em prejuízos financeiros. Ninguém espera um 2019 com custos extras, não é mesmo?

E se você pensa que…

Quer ler o conteúdo na íntegra? Acesse o blog da Metadados e conheça todas as ferramentas fundamentais do RH. Clique aqui!

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.