A 9ª Conferência Brasileira de Contabilidade e Auditoria Independente, promovida pelo Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, ocorre nos dias 10 e 11 de junho em São Paulo abordando questões econômicas, tecnológicas, especificidades das normas técnicas, ética profissional e a importância da diversidade, pontos imprescindíveis para os profissionais do setor e áreas correlatas.

“O mercado está em processo de transformação, com mudanças muito rápidas e impactantes, que alterarão a rotina dos mais de 500 mil profissionais da Contabilidade existentes no Brasil”, destaca Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon. “Por isso, a 9ª Conferência terá especialistas de reconhecida relevância, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional. Também é uma oportunidade de incentivarmos o networking”.

A edição deste ano contará com a presença de representantes do Ibracon, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Bradesco, da Magazine Luiza, do International Auditing and Assurance Standards Board) e do International Accounting Standards Board (IASB), órgão que emite as Normas Internacionais de Contabilidade.

O painel “Cyber Security – Aplicações Práticas”, discutirá questões de segurança cibernética e as especificidades dos ataques virtuais. Esse tema foi destaque no último Fórum de Davos, que elegeu o “Cyber Security” como um dos cinco pontos mais importantes para os líderes empresariais.

“O setor financeiro é um alvo dos hackers não somente pelos montantes financeiros, mas, também, por ser muito bem preparado e equipado para resistir a esses ataques, o que torna a incursão uma espécie de game para o invasor”, explica Maurício Minas, Membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco.

O executivo também destaca que o perfil dos ataques agora é global, vindo de todos os lugares, podendo inviabilizar sistemas financeiros. “Infelizmente, ninguém está livre de sofrer um ataque, como um DDoS, que produz uma indisponibilidade dos seus serviços na Internet”, comenta Minas.

O futuro da economia nacional será abordado pelo presidente do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Marcos Lisboa, que defende mudanças profundas e estruturais, desde o sistema tributário até o de ensino.

“Nosso ambiente de negócios é hostil. Por isso, as empresas e os empregos estão indo embora”, afirma o economista, que tem larga experiência em empresas públicas e privadas. “O caos tributário do País, danoso ao ambiente de negócios, piorou muito nos últimos cinco anos”, complementa Lisboa.

Além disso, o painelista também abordará a importância da Contabilidade e da Auditoria Independente como instrumentos analíticos de gestão e controle dos negócios, destacando sua importância para a saúde do mercado financeiro.

O Ibracon lançou um hotsite com todas as informações, inclusive sobre as inscrições, que pode ser acessado no site ibracon.com.br/conferencia/edicao9, onde, será possível acompanhar a programação.

Fonte: Jornal do Comércio

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.