Os Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), iniciativa conjunta da Receita Federal com instituições de Ensino Superior e técnica, mais uma vez, prestaram ajuda aos contribuintes no esclarecimento sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Em todo o País, foram 227 núcleos engajados na ação.

Para que os estudantes realmente conseguissem ajudar aos contribuintes no envio das informações, a Receita Federal disponibilizou o curso “IRPF 2019” na plataforma utilizada para a capacitação dos NAF. O curso virtual teve mais de 5 mil acessos feitos pelos estudantes de Ciências Contábeis. Além das videoaulas disponibilizadas, foram realizados encontros presenciais para a capacitação dos alunos vinculados aos projetos, com cursos práticos, seminários, palestras e webinários.

Passado o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física, a apuração em todas as entidades participantes apresentou o quantitativo total de 49,5 mil atendimentos registrados durante os meses de março e abril, um acréscimo de 322% em relação ao ano anterior.

Em 2019, houve pelo menos uma instituição de Ensino Superior em cada unidade fiscal da RFB que prestou atendimento através do NAF para o preenchimento do Imposto de Renda. São Paulo (com 54 instituições participantes) e Minas Gerais (em que 47 participaram) respondem, juntos, por quase 50% do total de atendimentos realizados. No Rio Grande do Sul, de acordo com relatório da Receita, foram realizados em torno de 1,9 mil atendimentos em 20 NAF participantes.

Fonte: Jornal do Comércio

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.