O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou na terça-feira que sua equipe está finalizando um projeto de reforma de tributária. Ele afirmou ainda que está em discussão a criação um imposto sobre transações financeiras. As declarações foram dadas em Santa Fé, na Argentina. O ministro participa da 54ª Cúpula do Mercosul.

“Tudo tem um timing político. Tínhamos a prioridade com a [reforma da] Previdência. Isso tendo sido processado, nós vamos entrar imediatamente com o pacto federativo, com a reforma tributária”, disse Guedes.

Segundo ele, o governo federal vai encaminhar ao Congresso Nacional a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para unificar tributos federais. Hoje, já estão em debates reformas tributárias na Câmara e no Senado.

“Vai existir um imposto único federal, os Estados e municípios se resolverem mudar para a base IVA podem acoplar-se ao nosso. Nós somos liberais, acreditamos que cada instância do governo tem sua capacidade de taxação e tributação, nós respeitaremos isso”.

A intenção do governo, segundo Guedes, é desonerar as folhas de pagamentos e reduzir o custo da mão de obra. Por isso, será mudado também o Imposto de Renda (IR).

“Os encargos sobre folha de pagamento são um imposto cruel, perverso, cria milhões de desempregados no Brasil”, afirmou.

O ministro disse que hoje no Brasil há milhões -“20, 30 milhões de brasileiros desempregados, desalentados, que não contribuem para a Previdência”. “[Eles] vão envelhecer e vão quebrar a Previdência lá na frente também.”

“De acordo com Guedes, a reforma tributária precisa reduzir encargos, sobretudo os trabalhistas. “Nesse contexto, falou-se de tributação de transações para mudar e substituir esses impostos sobre a mão de obra que destroem empregos e minam a própria Previdência Social.”

Fonte: Valor Econômico

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.