O atendimento ao cidadão e a obtenção de informações sobre a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) estão mais ágeis em razão das melhorias implementadas na Ouvidoria, canal de comunicação entre o usuário do serviço público e a Sefaz-RJ.

O prazo atual de resposta das solicitações foi reduzido em 22% em relação ao primeiro quadrimestre. Os Recursos de Pedido de Acesso à Informação instaurados em 1ª e 2ª instâncias na Sefaz-RJ tiveram redução de 87% do prazo médio de resposta, passando de 40 dias para o prazo estabelecido em lei de cinco dias corridos. Hoje, não há respostas pendentes aos usuários da Lei de Acesso à Informação – havia casos de atrasos superiores a 200 dias. A partir do segundo quadrimestre, foram recepcionadas e tratadas 4.816 manifestações de Ouvidoria, abrangendo consultas, reclamações, denúncias e outras comunicações – e até alguns elogios.

“Nosso trabalho consiste em tornar ainda mais ágil e fácil o atendimento ao usuário dos serviços da Sefaz-RJ. Estamos sempre buscando novos recursos e meios para a melhoria dos nossos serviços”, afirma Elizabeth Mauro, Subsecretária de Controladoria Interna.

A interação com a Subsecretaria de Administração proporcionou a análise e validação de cerca de 6 mil processos de cadastros para atendimento aos Usuários Externos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), permitindo que o usuário externo, atualmente, tenha acesso ao sistema no mesmo dia.

O retorno de atendimento presencial da Ouvidoria registrou aumento de 2.000% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021. E para dar ainda mais transparência ao trabalho do órgão e para orientar a sociedade em suas decisões sobre como, quando, onde e para que utilizar os serviços públicos disponíveis na Sefaz-RJ, foi cumprido o Decreto nº 46.836/2019, com a divulgação da Carta de Serviços, cujo prazo para publicação venceu em março de 2020.

As informações completas sobre as ações da Ouvidoria da Fazenda encontram-se disponíveis no site da Sefaz-RJ.

Fonte: Sefaz-RJ

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.