A Secretaria estadual da Fazenda iniciou na quarta-feira (23) uma série de capacitações com servidores e técnicos dos setores financeiros de todos órgãos e autarquias do Estado. A iniciativa é promovida pela Diretoria Geral de Contabilidade (DCG) em parceria com a Escola Fazendária (Efaz), ambas vinculadas à pasta.

Ao todo, serão capacitados 216 servidores que foram selecionados para representar os setores financeiros de 72 órgãos e autarquias vinculadas ao Governo do Estado. Os encontros acontecerão semanalmente, de forma presencial, até meados de junho de 2022.

A série “Conciliação e Análise de contas públicas” tem como objetivo padronizar procedimentos de trabalho, melhorar a qualidade dos processos e proporcionar à sociedade informações mais transparentes, estimulando o cidadão a exercer cada vez mais a sua função de controle social.

“Sempre buscamos trabalhar em sincronia na gestão das informações contábeis para que seja possível executar as contas do governo com êxito, mantendo a transparência de toda execução orçamentária, contábil e fiscal do Estado”, destaca a contadora-geral do Estado, Cristiane Berriel. “Como foi o caso de 2021, onde as contas voltaram a receber aprovação do Ministério Público de Contas”, disse.

No exercício de 2020 a Diretoria de Contabilidade Geral do Estado ajudou a direcionar as ações e disciplinar os procedimentos, medidas que alcançaram bons resultados com a aprovação das contas do Governo. A última vez que o Ministério Público de Contas do Estado do Paraná (MPC-PR) emitiu parecer semelhante foi há quase dez anos, em 2012, relativo ao exercício de 2011.

Fonte: Sefaz-PR

Comente aqui:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.