O Futuro das Demonstrações Contábil/Financeiras

Por Ronaldo Zanotta – Consultor Decision IT

A padronização e a agilidade na divulgação das demonstrações contábeis e financeiras tem se tornado a tônica dos últimos tempos nas relações entre empresas e países parceiros de negócios.

Neste cenário temos como fundamental a adoção das normas internacionais de contabilidade impulsionada pela International Accounting Standards Board (IASB) e pela International Financial Reporting Standards (IFRS), mas ainda falta a padronização na divulgação das demonstrações contábeis. Assim surge o XBRL como uma ferramenta de grande importância neste processo de globalização e padronização das demonstrações contábil/financeiras.

“O XBRL difere ligeiramente de outros standards XML publicados pelos consórcios (mais de 300 organizações, entre entidades reguladoras, agências governamentais e empresas de software que trabalham no intuito de estabelecer uma taxonomia padrão). Habitualmente quando duas partes pretendem trocar informação através do XML, elas têm necessidade de aceder previamente a todas as definições dos elementos. A contabilidade implica a disseminação de informação, a maior parte devendo obedecer a normas de reporte, mas algumas são únicas dentro de uma sociedade em particular.

Uma taxonomia XBRL é um dicionário estruturado que explica o conjunto de conceitos utilizados por um país (ex. EUA), um grupo de países (ex. União Europeia) ou um domínio particular (bancos, seguradoras, bolsa de valores). As taxonomias permitem criar os documentos XBRL, as instâncias, que contêm factos (os dados contabilísticos, financeiros) que são assim trocados pelas empresas e as organizações envolvidas (bancos, bolsas, seguradoras, organismos de controlo financeiros e organizações estatísticas).”*

A preparação, análise, troca de dados entre instituições e empresas, dos países que a adotarem, estão entre as vantagens desta linguagem, além de reduzir os custos da geração e armazenagem destas demonstrações, promove a disseminação e análise das mesmas.

No entanto nem tudo será fácil, existem inúmeros obstáculos a serem ultrapassados. No Brasil, as empresas e instituições, tem capacidade suficiente de superar esses obstáculos e colher os benefícios desta linguagem, já as condições para a adoção global do XBRL levará um pouco mais de tempo, pois apesar de a linguagem XBRL ser extremamente simples e de fácil aplicação, o que teoricamente a tornaria a mais poderosa e abrangente linguagem de divulgação de demonstrações contábeis, ela encontra inúmeras barreiras na padronização das jurisprudências necessárias a sua adoção.

____________________________________________________________________________________________

Os conteúdos desenvolvidos pela equipe da Decision IT têm como objetivo o compartilhamento de soluções de problemas que sejam comuns no dia a dia de quem trabalha com SPED. Em conformidade com a Lei 9.610/1998 (Lei dos Direitos Autorais), a reprodução deste artigo é autorizada e até mesmo incentivada, desde que referenciados autor e fonte (com hiperlink).
____________________________________________________________________________________________

*Fonte: Wikipédia

Via: http://www.decisionit.com.br/2012/06/o-futuro-das-demonstracoes-contabilfinanceiras/