A mordida do Leão nos namorados
DIÁRIO DO COMÉRCIO/SP
O Leão costuma meter a colher no cotidiano dos casais, algo que fica mais evidente no Dia dos Namorados. Do presente mais tradicional, como um buquê de flores, ao mais sofisticado, como as joias, a inconveniência do Leão se expressa na forma de tributos, que passam de 50% do preço do presente, no caso das joias (veja quadro ao lado). Independentemente da data, o fisco já abocanhou quase R$ 700 bilhões do contribuinte ao longo do ano.
O valor acima, que será alcançado hoje, às 7h45m, representa o total de tributos arrecadados pela União, estados e municípios de janeiro até este momento. A cifra é registrada pelo Impostômetro, painel da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que estima, em tempo real o ritmo da arrecadação.
E este ritmo está aumentando, uma vez que o valor de R$ 700 bilhões só foi alcançado oito dias mais tarde em 2012. Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, é importante que os brasileiros saibam o quanto pagam de impostos.
“O valor atingido pelo Impostômetro revela o tamanho da carga tributária do País, contudo, o importante é que com a entrada da lei 12.741/2012, que obriga o comércio a discriminar o valor do imposto na nota fiscal, o consumidor poderá saber quanto paga em impostos a cada compra que realiza”, afirmou.
Fonte: http://www.dcomercio.com.br/
Via: http://www.robertodiasduarte.com.br/index.php/a-mordida-do-leao-nos-namorados/