“Governança tributária começa em casa”, diz presidente do IBPT
A declaração do presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, João Eloi Olenike (foto), foi por ocasião da abertura do II Congresso Brasileiro de Governança Tributária, dia 21 de novembro, em Curitiba.
Para Olenike o planejamento tributário não é importante somente na administração das empresas, mas começa em casa, com a declaração do Imposto de Renda da pessoa física. “Desde o congresso que realizamos no ano passado, evoluímos bastante na conscientização das pessoas sobre o assunto, ainda mais com a entrada em vigor da Lei 12.741, que obriga a discriminação dos impostos nas notas fiscais ao consumidor final”, disse o presidente do IBPT.
“Até mesmo a pessoa física deve praticar o planejamento tributário, guardando documentos para a redução dos tributos e escolhendo a modalidade de declaração mais adequada, por exemplo”, observou. O presidente do Conselho Superior do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, abriu o evento comentando a pesada carga tributária suportada pelos brasileiros. “No ano passado a carga tributária no Brasil representou 36% do PIB e a arrecadação totalizou R$ 1,59 trilhão”, alertou Amaral. “Importante lembrar que o custo tributário é o mais relevante entre os custos de uma empresa”, afirmou.
Fonte: IBPT