Decision IT realiza pela primeira vez o evento Conexão SPED abordando diferentes visões sobre o Projeto SPED.

INICIO

Na última quinta-feira, dia 12 de maio de 2016, aconteceu no Teatro CIEE a 1ª edição do Conexão SPED. Os mais de 300 participantes acompanharam durante todo o dia painéis e palestras que abordaram os assuntos mais relevantes do SPED em 2016, trazendo as visões empresarial, acadêmica, dos especialistas e do fisco com relação ao projeto.

Abrindo o evento, o Diretor presente da Decision IT, Rogério Negruni, sobe ao palco para falar sobre o sucesso e público e crítica das últimas três edições do Fórum SPED Porto Alegre promovidos pela Decision IT. O Diretor abordou também o motivo de realizar o Conexão SPED e atentou para as mudanças que o evento trará.

0191_089_Conexão_Sped

“A Decision IT, que sempre acompanhou as mudanças do Projeto SPED, repensou sua forma de compartilhar conhecimento. Nisso, surgiu o Conexão SPED: um evento inovador que traz painéis sobre os assuntos mais importantes do SPED, mostrando as várias visões de cada uma das obrigações com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento e capacitação dos profissionais.” Rogério Negruni.

Mauro Negruni, Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT S.A., foi embaixador do evento e conduziu os painéis durante todo o dia, com o auxílio dos próprios participantes que, por meio do aplicativo MAKADU, podiam fazer perguntas aos membros da mesa de debates enquanto aconteciam os painéis e palestras.

Após a abertura, o Coordenador Nacional do SPED Clóvis Belbute Peres, sobe ao palco para fazer a Saudação da Receita Federal e abrir os painéis e palestras do evento.

0191_816_Conexão_Sped
 “Nós não vamos informatizar a burocracia, o SPED não veio para isso”. Clóvis Peres

O primeiro painel, “Como será a rotina da produção com o Bloco K?”, abordou o polêmico debate sobre o Bloco K e contou com a participação de Jorge Campos, moderador da rede social SPED Brasil e contador com mais de 30 anos de experiência, a auditora Fiscal da Receita Federal do Brasil, Carla Simão da Costa a supervisora da EFD ICMS IPI e Coordenadora do GT-48 Cotepe/Confaz e o Coordenador e professor do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG, Edgar Madruga.

0191_192_Conexão_Sped

“Uma das prioridades do GT48 é o da harmonização do entendimento do Bloco k e da escrituração como um todo” Carla Simão.

Após o Coffee, o Embaixador do Conexão SPED apresentou o segundo painel do dia: “SEFIP, DIRF e Papel estarão no passado?”. Para participar da conversa sobre eSocial e EFD REINF, foram chamados ao palco o Coordenador nacional do SPED, Clóvis Belbute Peres, Roberto Dias Duarte, considerado o maior autor e palestrante sobre SPED no Brasil, o auditor-fiscal do Trabalho e o Coordenador do Grupo de Trabalho da eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego, José Alberto Maia e Luís Eduardo Azambuja, advogado nas áreas civil e trabalhista.

0191_534_Conexão_Sped
“Tenho certeza que 90% dos problemas do eSocial serão mais simples, de cadastro. A qualificação da informação é a saída para as empresas.” José Alberto Maia

No início da tarde, começou o painel “O ano das adoções iniciais: ECD e ECF”, com a presença da vice-presidente do CRC-RS e professora da UFRGS no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Ana Tércia Rodrigues, com o Presidente do SESCON-RS, Diogo Chamun e o auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil e Supervisor Nacional do SPED Contábil, FCONT e ECF, José Jayme Moraes Junior.

0191_647_Conexão_Sped

“Não se consegue fazer uma EDC e ECF apenas extraindo os dados contábeis que foram tratados durante um mês, um ano. Não é tão fácil assim. É preciso planejamento e capacitação”. Diogo Chamun

Após o Coffee Break da tarde, o evento transcorreu com as palestras “Propor um projeto fiscal na sua empresa está difícil?”, de Roberto Dias Duarte e “#PARTIUCLOUDFISCAL”, com Mauro Negruni.

0191_777_Conexão_Sped

“O SPED não é prioridade para o diretor de uma empresa. Ele está na segurança de sua zona de conforto” Roberto Dias Duarte

0191_801_Conexão_Sped

“Quando eu estou falando de cloud, estou falando de ver o dado como um todo. Quando? Sempre.” Mauro Negruni.

Finalizando o dia, Clóvis Belbute Peres, Coordenador nacional do SPED, encerrou o evento com o comunicado da Receita Federal do Brasil “Próximo passos: visão de Futuro do SPED”.

0191_822_Conexão_Sped
“Nos próximos anos, com certeza, os nossos vetores e motes serão os da simplificação.” Clóvis Belbute Peres

O evento contou com o apoio de importantes entidades representativas de segmentos profissionais impactados pelo SPED, CRC – RS, Sindiconta – RS , Assespro, Jornal do Comércio RS, Portal Contábeis, Blog do Mauro Negruni, Grupo Sinos e Baguete. Além disso, participaram como patrocinadores do evento: BRX Retail, Digifull e Decision SPED.

0191_296_Conexão_Sped

O Conexão SPED preserva seu papel de promover a reflexão, debates e críticas com o objetivo de melhoria do ambiente de obrigações com os entes estatais.

Agradecemos a todos que compareceram ao evento. Esperamos você no Conexão SPED 2016

Fonte: Decision IT